GESTÃO EM SAÚDE: 10 MELHORES ESTRATÉGIAS PARA O CRESCIMENTO DE CLÍNICAS

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Profª Gleice Oliveira

Publicitária (USP), Especialista em Semiótica da Marca (USP), Mestre em Ciência do Envelhecimento (USJT), Atualização em Inovação e Gestão do Atendimento no Disney Institute (Califórnia/EUA), Pós-graduanda em Marketing de Luxo (Milão/Itália), Mentora do programa Inovativa Brasil, Comendadora pela Associação Brasileira de Liderança, Sócia da AConsultora e DicasparaClinicas, Fundadora e coordenadora do MBA em Gestão e Marketing para Clínicas em parceria com a Unialphaville, Professora e Palestrante de Gestão e Marketing.

Gerir uma clínica vai muito além de oferecer um bom atendimento, é preciso adotar uma série de estratégias eficientes para garantir um crescimento sustentável e alcançar o sucesso a longo prazo.

O ambiente competitivo do mercado de saúde exige que os gestores estejam sempre um passo à frente, buscando inovações e melhorias todos os dias.

Por isso, a seguir, listaremos as 10 melhores estratégias para o crescimento de clínicas. Prepare-se para fazer suas anotações, separamos dicas valiosas para conquistar mais pacientes e aumentar os lucros da clínica!

1. Saia da Caixinha

Quando falamos sobre gestão em saúde, é essencial pensar fora da caixa e adotar abordagens inovadoras para se destacar.
Isso pode envolver a implementação de processos mais eficientes, a introdução de novas tecnologias no consultório e a oferta de serviços personalizados para atender às diversas necessidades dos pacientes.
Participar de feiras e congressos, além de estar atento às novidades do setor são práticas valiosas para obter ideias inovadoras que impulsionam o crescimento das clínicas.
Mantenha a porta do consultório aberta para entender tudo o que está acontecendo no exterior e aproveitar todas as oportunidades a favor do seu negócio.

2. Teste o seu Serviço

A melhora contínua dos serviços oferecidos é algo crucial para satisfazer cada vez mais pacientes e aumentar os lucros da clínica.

Para isso, uma boa estratégia é testar o próprio serviço, por meio de pesquisas de satisfação, coleta de feedbacks, além de avaliar quais processos internos são realmente essenciais.

Aproveite também para fazer o caminho do cliente dentro do seu negócio. Use a recepção, o banheiro, a sala de espera, ligue para a recepcionista e tente agendar uma consulta, etc. Torne-se paciente da sua própria clínica e avalie o que precisa ser melhorado.

3. Mude a Embalagem

A apresentação da clínica tem um papel fundamental na primeira impressão dos pacientes sobre a qualidade dos tratamentos oferecidos. Por isso, é indispensável manter a clínica com uma aparência que agrade os olhos.
Atualize a decoração e pense em uma identidade visual que gere identificação com seus pacientes. Também é essencial ficar atento aos detalhes, como jaleco, uniformes, placas, mesa da recepção, entre outros.
Cuide da sua clínica com carinho e organize os mínimos detalhes para transformar a experiência do cliente desde o início com um espaço mais moderno e profissional.

4. Defina e Divida Tarefas

Uma gestão em saúde só funciona de maneira eficiente quando tem tarefas bem definidas e divididas entre os membros da equipe.

Os colaboradores têm que entender o que deve ser feito e como as atividades vão ser distribuídas, para que ninguém fique confuso ou sobrecarregado. Isso também facilita a identificação de problemas e a implementação de soluções rápidas e eficazes.

Tenha em mente: o que é responsabilidade de todo mundo, não é responsabilidade de ninguém.

5. Defina Regras Claras por Escrito

Determinar políticas e procedimentos por escrito, desde o início, faz parte da gestão em saúde e é essencial para manter a ordem durante a rotina profissional. É preciso ter regras claras para que não haja mal-entendidos no dia a dia de trabalho.

Além disso, essa também é uma maneira de garantir que todos os colaboradores sigam os mesmos padrões de qualidade ao exercer as suas funções, melhorando a eficiência profissional e entregando um serviço satisfatório para os pacientes.

6. Estipule Metas e Premiações

Estipular metas e oferecer recompensas por proatividade é uma ótima estratégia para motivar a equipe e incentivar que todos fiquem focados na evolução da clínica.

Mas, é claro, as metas precisam ser alcançáveis para isso funcionar. O ideal, é definir metas mensais ou trimestrais apenas com tarefas que podem ser cumpridas no período proposto. Isso vai ajudar a criar um ambiente mais dinâmico e comprometido a aumentar os lucros da clínica.

Também é válido fazer uma pesquisa breve para entender o que seus colaboradores gostariam de ganhar como premiação. Há várias opções, como vale presente, folga, viagens, serviços de saúde ou beleza, entre outros.

7. Separe as Contas

Uma das estratégias para o crescimento de clínicas que muitos esquecem é a divisão das contas entre o lado profissional e pessoal.

A gestão financeira é algo indispensável para a sustentabilidade de qualquer negócio. Separar as contas da clínica das contas pessoais permite um maior controle financeiro, além de evitar confusões, principalmente no final do mês.

Isso também facilita tomada de decisões sobre investimentos, já que o gestor tem uma visão mais clara dos valores disponíveis para investir no seu negócio.

8. Calcule sua Tabela de Preço e Remunere-se

Definir uma tabela de preços de acordo com o mercado e remunerar-se adequadamente são passos essenciais para garantir a sustentabilidade da clínica e da sua vida pessoal.

É importante calcular detalhadamente os custos operacionais do negócio e determinar valores que cubram as despesas e ainda geram lucros satisfatórios. Isso vai garantir que a clínica ofereça tratamentos a um preço justo e ainda continue crescendo de maneira saudável.

Não se esqueça de considerar o seu próprio salário durante o cálculo, isso é crucial para você se manter financeiramente.

9. Torne-se Visível

Nenhuma estratégia de gestão em saúde vai funcionar se a sua clínica não for encontrada pelos pacientes. É por isso que é essencial investir na presença da marca online para alcançar um público mais amplo e ser visto pelas pessoas.

A visibilidade online é o melhor caminho para expandir seu negócio de maneira estratégica, e a melhor notícia é que há diversas maneiras de fazer isso.

É possível criar uma página com todas as informações da sua clínica, manter perfis profissionais nas redes sociais, investir em anúncios de divulgação dos principais tratamentos, entre outros.

A internet é um mar de possibilidades, use ela a favor do crescimento sustentável da sua clínica.

10. Respeite sua Essência

Por fim, é essencial manter-se fiel à missão e aos valores da clínica. As pessoas são atraídas por empresas que se identificam e que conseguem criar um vínculo de confiança e lealdade.

Respeitar a essência da clínica garante um crescimento mais alinhado com os princípios e objetivos estabelecidos desde o início.

A evolução de uma clínica é consequência de um esforço contínuo e bem direcionado em diversas áreas. Implementar essas estratégias para o crescimento de clínicas não só melhora o funcionamento interno, mas também eleva a experiência dos pacientes, garantindo um crescimento mais sustentável.

Inovar a gestão em saúde, organizar-se e buscar constantemente a opinião dos pacientes sobre cada serviço são práticas que ajudam a aumentar os lucros da clínica e garantir o sucesso a longo prazo.

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