Nos últimos anos, o mercado da saúde tem enfrentado um cenário desafiador, marcado por uma série de mudanças que impactaram diretamente o funcionamento das clínicas e consultórios em todo o país, assim como a relação com os pacientes.
Ao longo deste texto, discutiremos o panorama geral das clínicas de saúde, as principais mudanças no setor e, principalmente, como os gestores podem se adaptar para crescer no mercado.
Durante minhas viagens semanais para atender clínicas de diferentes tamanhos em todo o país, observei que a crise econômica deixou sua marca.
Clínicas de saúde que antes viviam em uma situação confortável, com um bom fluxo de pacientes e faturamento sustentável, agora enfrentam baixo movimento e dificuldade para manter o negócio. O que era anteriormente um setor robusto, com crescimento contínuo, começou a apresentar sinais de estagnação.
A situação atual vem atingindo todo mercado de saúde. A seguir, vamos discutir as principais mudanças no setor.
Nos últimos anos, uma das mudanças mais notáveis no mercado de saúde tem sido o comportamento dos pacientes.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina Preventiva (ABRAMP), houve uma redução de cerca de 25% nas consultas preventivas entre 2020 e 2023. Isso demonstra que cada vez mais pessoas estão adiando consultas de rotina ou evitando iniciar tratamentos mais complexos.
Além disso, embora a saúde seja um investimento essencial, as pessoas estão mais cautelosas na hora de gastar, realizando mais pesquisas para comparar valores de consultas.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Clínicas e Hospitais (ABRACLIN), 40% dos pacientes pesquisam preços e qualidade antes de fechar qualquer tratamento. Esse comportamento representa uma mudança em relação a anos anteriores, quando a confiança na indicação era suficiente para a tomada de decisão.
Há também uma queda no número de novos tratamentos ortodônticos, o que deve ser levado em consideração. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortodontia, os tratamentos ortodônticos caíram aproximadamente 15% no último ano, o que pode ser explicado pela incerteza dos pacientes em assumir compromissos financeiros a longo prazo.
Seguindo essa mesma tendência, tratamentos de alto valor, como implantes ou cirurgias estéticas, vêm sofrendo uma desaceleração significativa. De acordo com dados da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), esse tipo de tratamento teve uma redução de 20% nos últimos três anos.
Em outras palavras, a crise econômica trouxe mudanças profundas no mercado e na gestão de clínicas de saúde como um todo. Os pacientes estão cada vez mais cautelosos e evitam se comprometer com procedimentos de alto valor durante longos períodos.
Isso indica a necessidade das clínicas investirem em estratégias mais eficazes para atrair e fidelizar pacientes, oferecendo serviços de alta qualidade que justifiquem o investimento, mesmo em épocas de maior incerteza financeira.
Para mudar o novo cenário e garantir a sustentabilidade das clínicas de saúde, adotar medidas que visem não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento no mercado de saúde é algo fundamental. Veja a seguir 4 estratégias essenciais para transformar a realidade da sua clínica:
As clínicas de saúde enfrentam um cenário desafiador em 2024, mas também esse é um momento de oportunidades para quem conseguir se adaptar e inovar.
As mudanças do comportamento dos pacientes, impulsionadas pela crise econômica e a incerteza financeira, pedem novas estratégias por parte dos gestores. Diminuir perdas, melhorar a gestão orçamentária, aumentar a visibilidade de mercado e construir um bom relacionamento com os pacientes são algumas abordagens cruciais para enfrentar os obstáculos no cenário atual.
Investir em qualidade, comunicação eficaz e atendimento personalizado não só ajudará a reter clientes, como também atrai novos, melhorando a posição da clínica no mercado. Em um mercado de constante transformação, a capacidade de se adaptar sempre será o maior diferencial para o sucesso.
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